Post Top Ad

sábado, 6 de abril de 2019

Top 5 - Livros Que Foram Adaptados Para O Cinema

Alguns dos livros que lemos cativam a atenção de produtores e realizadores, ao ponto destes serem adaptados ao grande ecrã; é lá que a maior parte das pessoas tem acesso às histórias que alguns de nós já imaginávamos após a leitura do livro. 


Eu sou uma leitora assídua, é um dos meus grandes passatempos e fico sempre ansiosa quando sei que vai sair um novo filme baseado num livro que li: durante a leitura e interioriação da história temos o costume de imaginar as personagens, os espaços, as vozes, os cheiros e todas e quaisquer características que possam ajudar-nos a entender e vivenciar a história de forma a deixar-nos absorver pela obra. Por esse motivo, acredito que mesmo as adaptações cinematográficas não sejam como nós idealizámos vale sempre a pena ver a história pelos olhos dos outros, pelo menos para conhecer-mos outras perspetivas.

Vou enumerar alguns livros que foram adaptados para o cinema e que, na minha opinião, são interessantes e que têm atores conceituados que interpretaram bastante bem a personagem para que foram destacados.

1. As Serviçais

   Nos anos 60, Skeeter é uma jovem jornalista que regressa a Jackson, no Mississippi, que ao aperceber-se das injustiças racistas existentes na sua cidade decide escrever um livro da perspectiva das empregadas negras, mostrando o que elas enfrentavam enquanto trabalhavam para as famílias brancas. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram as suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark, a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista. Apesar das críticas e dos receios, Skeeter e Aibileen continuam a encontrar-se para que as suas vivências possam ser transmitidas e, aos poucos, conseguem novas adesões e apoio de outras empregadas negras cansadas de injustiça. 



2. Anna Karenina

A história gira em torno do caso extraconjugal da personagem que dá título à obra, uma aristocrata russa que, apesar de parecer ter tudo o que é invejável pela alta sociedade, sente-se vazia até encontrar o oficial Conde Vronsky, com quem se involve num caso amoroso. Durante a narrativa, existe uma forte crítica às aparências que a maior parte das personagens tenta manter perante a sociedade. Tudo começa quando Anna se dirige à casa do seu irmão para o ajudar, já que o mesmo se encontra numa situação difícil com a sua esposa, e durante a viagem senta-se na mesma carruagem em que viaja a mãe do Conde Vronsky.  
Paralelamente acompanhamos a história de Konstantin Levin, um proprietário de terra que pretende casar-se com Kitty, chegando a propor-lhe casamento duas vezes até ela aceitar. O romance detalha as dificuldades de Levin em lidar com as suas convicções na política, espiritualidade e romance.

3. Elementos Secretos

 A disputa pela corrida espacial é uma evidência e nenhum país está disposto a perder a oportunidade de colocar o primeiro homem no espaço. Três mulheres afro-americanas, funcionárias da NASA,  que tiveram de lutar contra o preconceito numa época em que ser mulher e negra era ainda um grande entrave, são apresentadas numa cena inicial, no ano de 1961. Foram as suas extraordinárias capacidades de cálculo matemático que definiram as complexas trajectórias que tornaram possível colocar na órbita da Terra o astronauta John Glenn (primeiro norte-americano no espaço), no dia 20 de Fevereiro de 1962.


 4. Orgulho E Preconceito

Inglaterra, 1797. Problemas relacionados à educação, cultura, moral e casamento na sociedade aristocrática são retratados durante toda a história.  Cinco irmãs, Bennet ,foram criadas por uma mãe ambiciosa, com fixação em encontrar-lhes maridos abastados que garantissem seu futuro. Elizabeth, a segunda das 5 filhas,  deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido mas quando Sr. Bingley, um solteiro rico aparece, Jane (a irmã mais velha de Eliabeth) logo conquista o seu coração e trás consigo o preconceituoso e arrogante Sr. Darcy. Ao que parecia, nada tinham para oferecer como casal, mas depressa se apercebem que o amor e o ódio andam de mãos dadas. Elizabeth é orgulhosa e gosta de defender a sua posição; nesta trama vemos até que ponto o orgulho e o preconceito podem sustentar um amor. 


5. O Rapaz Do Pijama Às Riscas

Durante a Segunda Guerra Mundial, Bruno (9 anos) e a sua família saem de Berlim para residir próximos a um campo de concentração, onde o pai acaba de se tornar comandante. Ao passar os dias sozinho, começa a vagueiar fora de casa e certo dia encontra Shmuel, um menino judeu da sua idade com um pijama às riscas, do outro lado da rede do campo de concentração. Emora separados por arame farpado, criam entre si uma amizade proibida, que se vai fortalecendo: Bruno encontra um amigo para aplacar a solidão e Shmuel encontra uma possibilidade de se abstrair da sua terrível realidade.


abril 06, 2019 / by / 0 Comments

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Top Ad