Post Top Ad

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Passo-a-Passo Na Escolha De Um Curso Superior

Quando chegamos ao 12º ano, já temos uma ideia se queremos ir ou não para a faculdade. O problema, realmente, é quando temos a certeza que queremos prosseguir para o ensino superior e a derradeira questão aparece: "Para que curso vou?". 
Eu estou no 1º ano de licenciatura e sei que pode ser uma escolha difícil, existem muitos cursos para escolher, muitas faculdades, pressões pessoais e familiares e diversos outros fatores que vão influenciar a nossa escolha. Não se devem desesperar, a escolha deve ser feita com calma e sensatez, para isso vou enumerar alguns passos que vos poderão ajudar e tornar esta tarefa mais simples.


1º passo: Antes de qualquer escolha devem descobrir quais os vossos gostos, aspirações para o futuro, traços da personalidade e atitudes mais relevantes, como por exemplo: maior facilidade na resolução de problemas, passividade diante das situações do quotidiano e dinamização das atividades realizadas.

2º passo: Algo que vos pode ajudar caso ainda não saibam que área pretendem seguir são os testes vocacionais,  podem ter acesso a eles, geralmente, junto de professores e psicólogos da vossa escola ou até mesmo na internet, de preferência aconselhada por alguém da vossa confiança. Durante os teste, convém ser o mais honesto possível nas respostas para que o resultado seja o mais acertivo e prestável, porém podem obter mais do que um resultado.

3º passo: Como os passos anteriores podem deixar bastantes margens para dúvidas, este terceiro passo pode eliminar algumas delas. Posteriormente ao 2º passo, terão diversos cursos em vista mas ainda têm de escolher a vossa primeira opção, aquela que vocês realmente querem para quando fizerem a inscrição a deixarem em número 1 na vossa lista. Será neste passo que terão de pesquisar e avaliar o que cada curso vos oferece, as unidades curriculares que irão ter para que consigam uma maior objetividade sobre a vossa escolha.

4º passo: Quando já souberem que curso escolher e seguir, conversem com profissionais da área que escolheram, para que possam ter uma perspectiva diferente e uma ideia mais clara sobre o curso e o vosso futuro no mercado de trabalho.


E são estes os quatro passos que vos irão ajudar a escolher o vosso futuro curso mas, não se sintam presos ao escolher um curso, podem sempre mudar, pedir transferência ou até mesmo tirar um ano sabático para descobrirem mais sobre vocês mesmos e sobre a vossa vocação. Há inúmeras opções e vias que poderão desvendar ao longo do vosso percurso para que tenham um melhor aproveitamento e não se arrependam da vossa escolha.
Espero que vos seja útil e que no próximo ano letivo consigam escolher o curso mais adequado para cada um de vocês.


fevereiro 28, 2019 / by / 0 Comments

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Top Ad