O Carnaval chegou e com ele vêm tradições, história e muita diversão.
No século XVI em Portugal, começa uma tradição muito conhecida por todos nós hoje em dia, o Carnaval, uma herança romana com influências celtas e suevas com representações de figuras da mitologia pagã, como é o exemplo da pele de coelho que reveste algumas das máscaras. Máscaras essas, esculpidas em madeira por artesãos das vilas, utilizadas pelos tradicionais caretos, célebres em Trás-os-Montes.
O Carnaval é celebrado a uma terça-feira, também conhecido como Entrudo. Este nome deriva da entrada nos 40 dias de jejum( abstinência da carne) de preparação para a Páscoa cristã, quando acaba a privação.
Para aqueles que pouco sabem do Carnaval em Portugal, deixo-vos umas ideias de cidades portuguesas para que se possam divertir ao máximo!
- Torres Vedras, distrito de Lisboa: muito conhecida pelos cabeçudos, pelas matrafonas e pelo “Monumento”, uma construção cuja temática satiriza um aspeto da atualidade.
- Loulé, distrito de Faro: não foge à regra e, com um dos mais antigos e conhecidos Corsos do País, a cidade enche-se de cor e alegria.
- Ovar, distrito de Aveiro: com festas durante todos os fins-de-semana de Fevereiro, uma TentZone( tenda com música que faz as delícias dos mais jovens, vários cortejos, desde as escolas infantis aos seniores, exposições e concertos.
- Sesimbra, distrito de Setúbal: dos desfiles principais, à beira-mar, o corso de palhaços e os bailes marcam esta grande festa que atrai milhares de visitantes.
- Podence, distrito de Bragança: domingo de Carnaval é dia de feira em Podence mas, também, é nesse dia que logo pela manhã se inicia um dos rituais transmontanos mais interessantes e enigmáticos: a Festa dos Caretos.
Sem comentários:
Enviar um comentário